Evolução se dá a partir do processo seletivo de adaptação e especialização das espécies no meio ambiente através da seleção natural, variabilidade genética, fluxo gênico / migrações, especiação, pressão ambiental, deriva genética e mutações. (conceitos a obtidos através do Darwinismo e do Neodarwinismo)
Segundo Lamarck, naturalista francês que lançou teorias de como os seres vivos se manteriam vivos na “luta” pela sobrevivência, as espécies seriam submetidas a duas leis.
->Lei dos caracteres adquiridos: A tendência dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição.
Ex: As Girafas,como tinham que comer as folhas mais altas nas árvores, forçavam seus pescoços para poder se alimentar. Aumentando o tamanho do mesmo.
->Lei do uso e desuso: os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo.
Ex: As Girafas que obterem o pescoço comprido passará essa característica para seus descendentes. Permanecendo no ambiente somente Girafas de pescoço comprido.
A teoria de Lamarck não obteve grande aceitação na França, mas houve uma boa aceitação na Inglaterra.
Segundo Darwin, naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução, as espécies seriam submetidas a um processo denominado de seleção natural.
Conceitos:
º Seleção Natural: características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.
º Variabilidade genética: mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene variarem entre si, numa dada população. Faz com que A capacidade de uma população para se adaptar a um ambiente em mudança depende da variabilidade genética. Indivíduos com certos alelos ou combinações de alelos podem ter precisamente as características necessárias para sobreviverem e se reproduzirem sob novas condições.
º Fluxo Gênico / Migrações : transferência de genes de uma população para outra.Migração para ou de uma população pode resultar em importantes mudanças nas freqüências do pool de genes (o número de indivíduos da população com uma característica particular). A imigração pode resultar na adição de material genético novo ao pool de genes estabelecido de uma espécie em particular enquanto a emigração pode resultar na remoção de material genético.
º Especiação: A especiação se inicia quando uma subpopulação de uma espécie se isola geograficamente, altera o seu nicho ecológico ou altera o seu comportamento, de maneira que fique isolada reprodutivamente do restante da população daquela espécie. Esta subpopulação, ao se isolar, sofre mutações cumulativas com o passar do tempo, que alteram o seu genótipo e, consequentemente, a expressão fenotípica deste.
Ex: o cruzamento de um jumento com uma égua, resultando na mula (um híbrido estéril).
º Pressão Ambiental: Quando um ser exerce uma pressão sobre outro, mantendo o equilíbrio entre ambos, um selecionando o outro.
Ex: O leão e a zebra. O leão que for mais lento não irá alcançar sua presa(zebra), fazendo com que ele morra de fome. E a zebra que for mais lenta irá morrer sendo caçada pelo leão mais rápido.
º Deriva Genética: Deriva genética aleatória é um processo eventual (por definição). Um aspecto da deriva genética é a natureza aleatória da transmissão de alelos de uma geração à próxima, uma vez que somente uma fração de todos os possíveis zigotos tornar-se-á adultos maduros. Também se refere a eventos aleatórios acidentais que influenciam na freqüência de alelos. Por exemplo, “eventos aleatórios podem causar, à freqüência de alelos de uma pequena população, flutuações aleatórias de geração a geração.
º Mutações: A variação genética se origina de mutações aleatórias que ocorrem no genoma dos organismos. Mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do genoma de uma célula, sendo causadas por radiação, vírus, transposons e substâncias químicas mutagênicas, assim como erros que ocorrem durante a meiose ou replicação do DNA. Essa mutação pode ser benéfica ou prejudicial. Fazendo com que ela se prolifere pela população ou acabe ali mesmo com a morte do ser.
As ideias de Darwin são mais aceitas do que as de Lamarck, e seguem o modelo científico.
Mendel foi o primeiro geneticista conhecido. Com os seus estudos comprovou que geneticamente (termo ainda não referido por este) os factores e características passavam de pais para filhos, hereditariamente, na sua regra de 3:1. Esta explicação era a justificação necessária na teoria evolucionista de Darwin, para explicar a maneira como algumas características “evoluíam” e outras se extinguiam.
novembro 20, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário