novembro 18, 2009

Processos de separação de misturas

De início, é importante sabermos que as misturas heterogêneas são separadas por processos mecânicos e as misturas homogêneas são separadas com o uso da temperatura.

Tipos de processos de separação de misturas:

1. Catação: Separação de sólidos. Ex: quando vamos ao lixão e vemos as pessoas separando o papel do vidro e etc, eles estão fazendo o processo chamado ''catação''.
2. Atração Magnética: Processo para separar os materias metálicos ferromagnéticos dos demais pela força de atração do imã. Ex: É muito usado em usinas, ferro velho, na coleta seletiva de lixo, todos com o objetivo de separar os metais.
3. Tamisação ou Peneiração: usado para separar sólidos visivelmente de tamanhos diferentes. Ex: em indústrias, para separar laranjas pequenas das maiores ou separar pedra de areia.
4. Levigação: usado para separar sólidos de diferentes densidades, na maioria das vezes é usado com a presença de água. Ex: os garimpos usam muito esse processo para separar o ouro da areia.
5. Evaporação: Esse processo é usado para separar misturas homogêneas sólido-líquido. A mistura é deixada em repoudo ou é aquecida até que o líquido, no caso, sendo o componente mais volátil, sofre evaporação. OBS: com este processo, a mistura sofre a PERDA do componente líquido. Ex: para o obtenção do sal de cozinha, precisa da evaporação da água nas salinas.
6. Cristalização Fracionada: Esse processo é usado para separar substâncias sólidas que se encontram dissolvidas em líquido. Várias e diferentes substâncias sólidas se dissolvem em quantidades diferentes em um mesmo volume de determinado líquido(solvente) a uma dada temperatura. Ao evaporarmos uma parte do solvente, a substância sólida menos solúvel cristaliza-se antes das outras, separando-se da mistura.
Ex: Durante o processo de resfriamento da Terra, as pedras preciosas e os cristais formaram-se por este processo.
Se ficou difícil de entender, leia meu resumo: Você tem duas substâncias sólidas que se dissolveram no líquido, para você conseguir a separação, quando é evaporado, a substância menos solúvel se cristaliza antes das outras, por isso se separada da mistura.
7. Dissolução Fracionada: É usando para separar os componentes de uma mistura sólida com um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Ex: Sal+Areia misturados com a presença da água. Como o sal apresenta solubilidade em água, fica água+sal e a areia separada. Para conseguirmos o sal nesse processo, temos que realizar a filtração para retirada da areia e em seguida a evaporação, para a retirada da água, assim, obtendo o sal.
8. Decantação: Processo utilizado para separar dois tipos de misturas heterogêneas.
Continuo mais tarde a partir da decantação, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário